sábado, 7 de agosto de 2010

- INHAME -

                                                   BENÉFICO E VERSÁTIL
   
         O inhame é um alimento útil no processo de desintoxicação do organismo. Sua utilidade é também notável nas aplicações em forma de cataplasmas para expelir toxinas da pele, extrair tumores, acnes, etc. Aplica-se os cataplasmas com o inhame cru ou ralado, podendo ser associado com um pouco de farinha de aveia ou gengibre.
         Pessoas que necessitam de uma dieta depurativa encontrarão nesta raiz um excelente auxílio alimentar. Por ser um alimento de fácil mastigação, é muito bom para aqueles com problemas dentários, idosos, convalescentes e crianças, favorecendo uma boa digestibilidade e assimilação.
         As pesquisas de hoje comprovam que essa raiz e seus derivados são excelentes para mulheres que estão no processo de menopausa, por ser rico em fitoestrogênio - estrogênio de origem vegetal- . assim como a soja. O fitoestrogênio é um tipo natural de hormônio das plantas e age no organismo como estrogênio de origem humana, entretanto com nível de potência menor. Ele é encontrado em diferentes formas, numa ampla variedade de plantas como: o inhaminho, inhambu, cará e o inhame-da-costa.
        Sua versatilidade na cozinha é ampla, como no preparo de bolinhos, sopas, rocamboles, inhoques, cuscuz, farofas e uma infinidade de outros pratos.


        SUGESTÃO!

        No café da manhã é uma ótima pedida, já que é um alimento rico em carboidratos e fibras. Coloque uma raiz para cozinhar ( sem casca e cortada em pedaços) em uma panela com agua e sal; quando estiver bem macio ( no ponto em que o garfo penetre), desligue o fogo. Ponha em prato e amasse-o com um garfo, polvilhe queijo frescal ralado ou qualquer pasta de sua preferência ( eu adoro a de espinafre com ricota).
       Saborei com MUITO prazer!!!!

3 comentários:

  1. Oi Melissa!! Muito legal seu blog... Esse texto me lembrou muito Sonia Hirsh, já deve ter lido, né?? Tem um livro inteirinho que ela dedica ao Inhame!!! Parabéns!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila!! Fico feliz que tenha gostado do Blog! Ainda não li esse livro. Realmente, o inhame é uma raiz riquissima e muito saudavel.
    Bjs, obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Que legal eu trablho em uma regiao que existem varios produtores de gengibre

    ResponderExcluir