domingo, 22 de agosto de 2010

Alimentos com glúten fazem mal à saúde?

       Você pode não perceber, mas ele está em todo lugar - pães, bolos, macarrão, bolachas, coxinhas, cerveja, uísque... Pudera: o glúten é a principal proteína dos grãos de trigo, aveia, centeio, cevada e malte. No final de 2008, ele ganhou fama e vilão. Tudo por causa da maior divulgação dos riscos da doença celíaca ( quando o indivíduo não possui a enzima transglutaminase, que quebra o glúten; aos ser ingerida, a proteína ataca as paredes do intestino delgado, dificultando a absorção de nutrientes, provocando sintomas como abdômen estufado, diarreia, vômito, perda de peso, anemia e osteoporose); inclusive em programas de televisão.
       Afinal, se o glúten faz mal para um grupo de pessoas, por que não faria para todo mundo? Não faltou quem afirmasse que ele traria danos à saúde, mesmo em pessoas saudáveis. Mais tarde, a proteína foi acusada de provocar obesidade e inchaço no abdômen. O livro "Glúten e Obesidade: A verdade que emagrece", da carioca Regina Racco, virou best seller. " Fiquei 8 semanas sem ingerir os cereais que contêm a proteína e perdi 11 quilos", dizia Racco em trecho do livro.
       Especialistas apressaram-se a afirmar: não há nada errado com o glúten. O ingrediente só é mesmo contraindicado para quem tem a doença celíaca. O resto é mito. " O glúten não rouba nutrientes, não atrapalha a digestão e não dificulta a eliminação de toxinas em pessoas saudáveis", diz Flávio Martins Montenegro, pesquisador do Centro de Tecnologia de Alimentos em Campinas. No caso das pessoas que eliminaram o glúten das refeições e emagreceram, a explicação é simples. " A perda de peso é normal para quem deixa de comer certo grupo de alimentos", diz a nutricionsta Miriam Ghorayeb. " É o que acontece se deixamos de comer pães e massas, ricos em carboidratos. A diferença não é o glúten, e sim a mudança de ingestão calórica. Se substituirmos esses alimentos refinados por integrais, também haverá redução de peso - embora eles contenham glúten", diz.
       Onde se esconde o glúten?
       Congelados diversos ( almôndegas, quibes, lasanhas, nuggets, tortas musses, pizzas, sopas e quirches); carnes à milanesa, cereais matinais, cerveja, uísque, vodca, gim, licores em geral, sorvetes, leites aromatizados e alguns iogurtes, maionese, ketchup, mostarda e mais alguns molhos industrializados; patês enlatados e embutidos( salame, salaminho e algumas salsichas).

      DICAS PARA OS CELÍACOS:

     A fabricante VITAO lançou uma linha de produtos integrais sem Glúten, maravilhosa! Cookies ( sabor baunilha com gotas de chocolate, Cacau com gotas de chocolate e Castanha do pará); Granola ( em três versoes); Pipoca doce de arroz cateto, enfim valhe a pena conferir!


     Bibliografia: Revista Super Interessante, edição 5A, junho 2010. Site da VITAO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário